Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), Mestre (2001) e Graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo (1985) pela mesma Universidade.
É professora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio desde 1998, foi coordenadora-adjunta de Graduação de setembro de 2018 a setembro de 2020 e coordenadora do curso de Jornalismo de abril de 2016 a setembro de 2018. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Economia Política da Comunicação do Intercom.É secretária-executiva revista acadêmica internacional Eptic, referência em EPC na América Latina, e foi diretora da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura Capítulo Brasil (Ulepicc Brasil) no biênio 2018-2020. Publicou o livro Conflitos na TV digital brasileira (Editora PUC-Rio/Apicuri, 2012).
Sua pesquisa no mestrado foi sobre jornalismo, tema que permanece estudando. Ao pesquisar sobre TV digital no doutorado, ampliou seu campo de estudos para as mídias e plataformas digitais, seu contexto socioeconômico, regulação e impactos sobre o jornalismo e suas condições de produção. Dirigiu sua carreira para a área acadêmica após trabalhar como jornalista em algumas das principais redações de jornal (O Globo e O Dia), rádio (Jornal do Brasil AM) e televisão (Bandeirantes) do Rio de Janeiro.
Mestrando em Comunicação na PUC-Rio, com pesquisa sobre com pesquisa sobre tecnologia, plataformas digitais, trabalho e favelas. Possui pós-graduação em Tecnologias no Ensino Superior pela PUC-Rio (2014). Graduado em Jornalismo – Faculdades Integradas Hélio Alonso (2004).
Tem experiência na área de Comunicação desde 1994, com ênfase em Comunicação. Desde 2008, é professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, onde leciona a disciplina Edição em Telejornalismo. Trabalha no Projeto Comunicar como editor-executivo da TV PUC-Rio. Trabalhou como editor de texto e imagens e editor-chefe no jornalismo da Rede Bandeirantes de Televisão em 2007 e como editor de imagens e texto, coordenador e assistente de produção na Rede CNT de 1994 a 2006.
Doutoranda em Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde pesquisa plataformas digitais chinesas. Mestre (2008) e Bacharel em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela mesma universidade (1995), é professora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, onde leciona a disciplina de Laboratório de Telejornalismo e orienta trabalhos de conclusão de curso de Jornalismo e Cinema. Também já ministrou as disciplinas Telejornalismo, Comunicação em TV, Introdução ao Rádio e à TV e Introdução ao Jornalismo.
Desde 2002, trabalha na TV PUC-Rio (onde já foi coordenadora e hoje é editora-executiva), um dos núcleos do Comunicar, projeto responsável pela comunicação institucional da Universidade com uma proposta pedagógica inovadora, em que toda a produção é feita por alunos estagiários supervisionados por professores.
Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019). Professor de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Participou da implementação da rádio universitária da PUC-Rio (Rádio PUC). Tem experiência de mais de dez anos na área de Comunicação, com ênfase na área de Rádio. Coordenou durante sete anos a programação da Rádio Globo.
Tem interesse em Economia Política da Comunicação, jornalismo político, jornalismo esportivo, jornalismo cultural e rádio.
Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor auxiliar da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: quadrinhos, ilustração, videografismo.
Mestrando em Administração no IBMEC. Cursou o International Management-Summer Course- Boston University (2010); The Mastering Leadership Challengers Program – IMD International – Gestão (2007) e tem MBA em Gestão pelo IBMC RJ (2006), Gestão em Meio Ambiente pela FGV (2006) e MBA em Gestão Marketing pelo IBMEC RJ (2005). É formado em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (1989).
Publicou, em co-autoria, o artigo “Ver ou não ver, eis a questão: escolhendo o melhor telejornal usando o sistema de apoio multicritério”, na Revista Tecnologia & Cultura – Revista do Cefet/RJ. É executivo com vivência internacional nas áreas de Relações Institucionais/Comunicação/RP/Marketing (Vale, Transpetro); com experiência nos segmentos de Governo, Finanças, Mineração, Energia, Logística, Óleo & Gás, Mídia e Segurança Pública (Secom, MF, SEP; SESP-RJ).
Recebeu, entre outras premiações: Comunique-se 2009 – Profissional de Comunicação do ano.
Mestranda em Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem interesse nos estudos que envolvem as questões do trabalho jornalístico e seus impactos na saúde física e mental dos profissionais. Pós-graduada em Comunicação e Imagem pela PUC-Rio e graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela mesma universidade.
Trabalhou como repórter e apresentadora por 12 anos nas principais redações do país, entre elas GloboNews, Rádio CBN e Rede Bandeirantes de Televisão.
Doutoranda em Comunicação na PUC-Rio, com pesquisa sobre as condições de produção em jornalismo centradas na audiência no contexto da convergência de métricas. Mestre em Comunicação pela Unisinos (Capes 6), onde também se graduou em Jornalismo. É especialista em SEO e web analytics aplicados ao jornalismo.
Cursando doutorado em Direito na PUC-Rio. Mestre em Administração de Empresas com ênfase em marketing pelo IAG-PUC-Rio. Graduada em Direito e Comunicação Social também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde atualmente é professora.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4502271493281707
Mestranda em Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde pesquisa desinformação. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo (2012) pela mesma universidade. Atualmente é analista de comunicação da PUC-Rio, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, mídias digitais, marketing, fake news e cultura.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1633623094302486
Doutorando em Comunicação Social pela PUC-Rio. Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio (2019), Graduado em Comunicação das Organizações pela Université Catholique du Congo (2015), em Filosofia pelo Seminário Saint Kaggwa (2006) e em Teologia pelo Seminário Jean XXIII (2009).
Jornalista, com graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Doutoranda em Comunicação Social na PUC-Rio. Mestre em Divulgação Científica e Cultural na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi bolsista CAPES, na linha de pesquisa Inovação, Ciência, Tecnologia e Sociedade, onde investigou novos ambientes digitais de produção jornalística. Em 2012, concluiu pós-graduação em Marketing pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, especialmente com jornalismo online e projetos de conteúdo em meios digitais. Trabalhou por 20 anos em redações de jornais e revistas no Rio de Janeiro e São Paulo. Foi repórter e editora em veículos como Jornal do Brasil, O Dia, Veja, Gazeta Mercantil, Globo.com e O Globo.
Desde 2001, estuda e participa de pesquisas em jornalismo online e produtos digitais.
Mestranda e Bolsista CAPES no Curso de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM – UERJ), com pesquisa sobre a expansão da BBC News no Brasil no contexto da economia de plataforma. Graduada em Jornalismo pela Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Jornalista com mais de 20 anos de experiência em redações de grandes jornais brasileiros, entre eles, Correio Braziliense, jornal O Dia e jornal O Globo, e agências de comunicação corporativa, como CDN Comunicação, FSB Comunicação e InPress Porter Novelli.
Tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa: jornalismo e Economia Política da Comunicação. É também membro do Grupo de Pesquisa Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais (Tejor) da PUC-Rio.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Departamento de Comunicação Social / Programa de Pós-graduação
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
Edifício Kennedy – 6º andar
Rio de Janeiro, Brasil – CEP 22451-900
Contato: patriciamauricio@puc-rio.br